Nesta terça-feira (21), o TikTok anuncia uma atualização das Diretrizes da Comunidade, conjunto de regras e normas que se aplicam a todos os perfis e todos os conteúdos na plataforma.
Como parte da iniciativa, pela primeira vez, são compartilhados os Princípios da Comunidade do TikTok para ajudar a entender as decisões tomadas para manter a segurança na plataforma e construir confiança nas abordagens. Esses princípios, baseados no compromisso do TikTok com a defesa dos direitos humanos, são alinhados com estruturas legais internacionais.
Os Princípios da Comunidade orientam as decisões do TikTok sobre moderação de conteúdo, para que a plataforma possa, além de se esforçar para ser justa em suas ações, proteger a dignidade humana e estabelecer um equilíbrio entre a liberdade de expressão e a prevenção de danos.
Para embasar as atualizações mais abrangentes das Diretrizes da Comunidade até o momento, foram consultadas mais de 100 organizações em todo o mundo, como a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares e o Instituto Vita Alere no Brasil, e membros da comunidade. As contribuições ajudaram a fortalecer as regras e a responder a novas ameaças e danos potenciais.
Algumas das principais mudanças são:
- Avanços nas regras de como são tratadas as mídias sintéticas, que são conteúdos criados ou modificados pela tecnologia de Inteligência Artificial.
- Acréscimo do termo “tribo” como um atributo protegido no caso de discurso de ódio e políticas de comportamento de ódio.
- Mais detalhes sobre os esforços do TikTok para proteger a integridade cívica e eleitoral, incluindo a abordagem às contas do Governo, de políticos e de partidos políticos.
As novas Diretrizes da Comunidade entram em vigor no dia 21 de abril. Nos próximos meses, o TikTok oferecerá treinamento adicional aos moderadores da plataforma a fim de ajudar a aplicar as regras e normas atualizadas de forma eficaz à medida em que começarem a ser implementadas.
Com base nos feedbacks recebidos, o TikTok reuniu em um só lugar todas as informações sobre as regras e padrões para que todos, desde criadores até pesquisadores, possam obter o que precisam. A plataforma também organizou as regras por tópicos e, para cada um, explica em resumo o que não é permitido publicar. Na sequência, são oferecidas mais informações, tais como definições específicas e as ações que podem ser tomadas.
O TikTok também estabeleceu quatro pilares na abordagem sobre moderação:
- Remover conteúdo violativo.
- Restringir conteúdo de determinados temas, de forma que seja visto apenas por adultos de 18 anos ou mais. Importante reforçar que o conteúdo, mesmo assim, deve obedecer às Diretrizes da Comunidade.
- Tornar o conteúdo inelegível para recomendação na página Para Você, para ajudar a garantir que qualquer conteúdo que possa ser promovido pelo nosso sistema de recomendações seja apropriado para um público amplo
- Capacitar a comunidade TikTok com informações, ferramentas e recursos para manter o controle da própria experiência.
A atualização das Diretrizes da Comunidade também expande a estratégia de aplicação das políticas do TikTok ao:
- Compartilhar mais informações sobre as ações tomadas contra contas que violam as regras do TikTok, seguindo a atualização no início deste ano, e esclarecendo que não é permitido o uso de contas múltiplas para burlar intencionalmente as regras ou suas aplicações.
- Explicar as considerações levadas em conta quando são aplicadas as regras baseadas no interesse público, e a abordagem de conteúdo que critica figuras públicas.
- Incluir mais detalhes sobre como o TikTok utiliza rótulos informativos, avisos e telas opcionais.
O TikTok acredita que todos merecem se sentir seguros on-line, e que sentir-se seguro é a chave para destravar a imaginação e a expressão criativa. É por isso que a plataforma segue investindo no trabalho para manter o TikTok um lugar seguro, inclusivo e autêntico para a comunidade global, para que todos possam criar, descobrir e se conectar.
Sobre o TikTok:
O TikTok é o destino líder para vídeos curtos em dispositivos móveis. Nossa missão é inspirar criatividade e trazer alegria. O TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.