Na 21ª Expo Revestir, promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), de 14 a 17 de março, no São Paulo Expo, a entidade, dentre outras iniciativas, realizou uma ação específica em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Trata-se do Projeto Comprador e Imagem. Nos quatro dias da feira, convidados internacionais, dentre clientes em potencial, jornalistas e formadores de opinião, se reuniram com as empresas participantes da iniciativa para conhecer seus produtos e diferenciais.
Este ano, participaram do projeto 36 fabricantes brasileiros de cerâmicas para revestimento. Eles receberam, com exclusividade, 12 compradores internacionais e seis profissionais da imprensa e/ou influencers. “A expectativa é de que essa ação específica gere US$ 15 milhões em negócios”, estima Benjamin Ferreira Neto, presidente do Conselho de Administração da Anfacer.
A feira Expo Revestir foi concebida pela entidade em 2002, no âmbito do planejamento estratégico setorial, com o propósito de inserir a indústria cerâmica brasileira no calendário mundial de eventos, favorecendo sua internacionalização, gerando negócios no mercado interno e externo, construindo a imagem do setor e promovendo a integração entre empresas coirmãs.
Em 2023, consolidada como a maior feira de negócios para acabamento na América Latina, a Expo Revestir teve 240 expositores, alguns internacionais, vindos da Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Suécia e República Tcheca. Anualmente, recebe mais de 60 mil visitantes nacionais, outros quase dois mil visitantes estrangeiros, de 67 países diferentes.
“Por tudo isso, a feira foi cenário escolhido para a realização do Projeto Comprador e Imagem”, enfatiza Ferreira Neto. Convidar compradores internacionais para visitar empresas brasileiras amplia a capacidade de geração de negócios. A imagem da indústria cerâmica brasileira influencia a valor percebido no produto. “Construir marca setorial forte e vinculada à tecnologia, qualidade e brasilidade é um desafio robusto e importante para agregar cada vez mais valor ao que fabricamos em nosso país”, conclui o presidente da Anfacer.