Tocantins se destaca com a formação em mentoria para todas as escolas
Dicom Seduc/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Fortalecimento da Gestão Democrática e Apoio Pedagógico, desenvolve, com diretores de todas as unidades escolares da rede estadual, o “Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares”, que tem como objeto o saber, baseando-se em experiências vivenciadas. São três horas semanais, com carga horária de 179 horas com nível de aperfeiçoamento.
A convite da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), nos dias 26, 27 e 28 de junho, foi apresentado o modelo de mentoria do Tocantins aos diretores escolares da rede pública de todos os estados brasileiros.
A proposta metodológica de formação ofertada aos diretores escolares ocorre de forma síncrona e assíncrona e tornou-se referência para todo o país. Esse modelo busca consolidar conhecimentos e aprendizado, que são adquiridos por meio de estudos semanais e troca de experiências.
Referência nacional
O Estado do Tocantins é referência na oferta da formação em mentoria para diretores, o que motivou o convite à Gerência de Fortalecimento da Gestão Democrática e Apoio Pedagógico para socializar o projeto de formação aos diretores escolares do Brasil.
Nesse sentido, a equipe da Seduc elaborou uma proposta contínua com módulos, que contemplam as quatro dimensões da gestão escolar, dando ênfase aos aspectos socioemocionais.
A diretora da Escola Estadual Vila Guaracy, pertencente à Superintendência Regional de Educação de Gurupi, Maria Aparecida Ramalho dos Passos, comenta sobre as vantagens que a formação proporciona. “A condução do trabalho escolar é facilitada, com uma busca ativa para com os estudantes e servidores, numa verdadeira colaboração entre todos”, destacou.
A gerente de Fortalecimento da Gestão Democrática e Apoio Pedagógico da Seduc, Lêda Maria Tomazi Fagundes, ressalta que “a mentoria fortalece os vínculos escolares, a escuta ativa e a gestão escolar”.
A técnica de Fortalecimento da Gestão Democrática e Apoio Pedagógico da Seduc, Otília Cândido Martins Gomes, pontua sobre a importância da formação. “Os encontros proporcionam exercício interativo de comunicação entre seus pares, o que tem ressignificado as práticas dos diretores escolares”, destacou.
Com essa ação, a Seduc está em sintonia com a meta 22 do Plano Estadual de Educação, que orienta a formação de diretores escolares.
Fotos: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Foto 01 – Otília Cândido Martins Gomes, técnica da Seduc, pontuou sobre a importância da formação
Foto 02 – A gerente da Seduc, Lêda Maria Tomazi Fagundes, ressalta que a mentoria fortalece os vínculos escolares