MUDANÇA NA GESTÃO
HDT-UFT /Ebserh anuncia novo superintendente
Gestão de Missael Lima busca melhorar e ampliar capacidade do hospital

Araguaína (TO) – O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HDT-UFT/Ebserh), está sob nova gestão. Missael Araújo de Lima assumiu o cargo de superintendente nesta segunda-feira, 20. Sua nomeação foi oficializada no Boletim de Serviços da estatal no último dia 14.
Com atuação no HDT-UFT/Ebserh desde 2015, quando ocupava o cargo de gerente administrativo, Missael Lima encara o novo desafio com entusiasmo e responsabilidade. O novo gestor destacou que, além de oferecer serviços de média e alta complexidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade hospitalar é um centro de formação profissional para os estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e para os profissionais dos programas de residência médica e multiprofissional oferecidos pelo hospital.
“O HDT desenvolve pesquisas na área da saúde, reforçando sua relevância na geração de conhecimento e na qualidade da assistência prestada. Reconhecendo, contudo, que o hospital possui um enorme potencial de crescimento”, enfatizou Missael.
Entre os compromissos destacados para a gestão estão a ampliação da capacidade instalada no hospital e a valorização das equipes de trabalho. “Paralelamente, dedicaremos uma atenção especial às pessoas que fazem o hospital acontecer – equipes médica, assistencial e administrativa –, garantindo-lhes melhores condições de trabalho e promovendo qualidade de vida no ambiente profissional”, acrescentou o superintendente.
Sobre o novo superintendente do HDT-UFT/Ebserh
Missael Araújo de Lima é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e possui especializações em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins (2008) e Gestão de Hospitais Universitários no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês (2017). Atualmente, é mestrando em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE). Servidor da UFT desde 2007, atuou como contador antes de assumir cargos de gestão no HDT-UFT/Ebserh.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
