- Publicidade -
InícioEstadoMonitoramento estratégico de projetos prioritários do Governo do Tocantins avança e está...

Monitoramento estratégico de projetos prioritários do Governo do Tocantins avança e está em processo de implantação

- Advertisement -spot_img

Governador Wanderlei Barbosa contará com uma central de monitoramento em seu gabinete por onde acompanhará, em tempo real, o andamento de todos os projetos prioritários e estruturantes de sua gestão

Kaio Costa / Governo do Tocantins

Em continuidade aos trabalhos de modernização do serviço público e ao programa de monitoramento estratégico dos projetos prioritários do Governo do Tocantins, o Grupo Técnico de Governança se reuniu com representantes de cinco pastas na manhã desta sexta-feira, 23. A reunião também foi um treinamento prévio, onde houve a apresentação do trabalho que será desenvolvido pelos representantes de cada secretaria, além de terem o primeiro contato com o software utilizado no monitoramento, o Target.

O encontro ocorreu na sala de reuniões da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e contou com membros do grupo técnico de governança em monitoramento estratégico do Governo do Tocantins, ligado ao Conselho de Governança (CGov) do Estado do Tocantins, e representantes das secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); de Turismo (Sectur), de Saúde (SES-TO), da Educação (Seduc) e do Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

“A governança, em um sentido amplo, nada mais é do que a gestão caminhar na direção dos anseios da população. O governador Wanderlei Barbosa entende que, para além de organizar a gestão, o monitoramento estratégico garante que saibamos se os benefícios estão chegando a quem interessa, que é a comunidade tocantinense”, esclareceu o presidente do Conselho de Governança (CGov) e secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.

É importante que as pessoas designadas pelas pastas participem dessas reuniões para que o programa seja colocado em prática. “O que aconteceu hoje foi um alinhamento para conhecer a proposta de trabalho do grupo técnico, que acompanhará de perto cada representante em seu órgão, além de iniciar o processo da gestão de dados no sistema Target, como alimentar e manejar, além de sua funcionalidade”, explicou a assessora de governança e gestão estratégica da Casa Civil, Simone Brito. “Nós já estamos com alguns projetos inseridos e, agora, esse grupo vai alimentar o programa. Eles já saem daqui com essa missão! Estamos em pleno processo de implantação e alimentação, até para que possamos gerar os painéis de monitoramento que irão subsidiar a tomada de decisão do governador”, detalhou.

O governador Wanderlei Barbosa contará com uma central de monitoramento em seu gabinete no qual poderá acompanhar, em tempo real e em painéis instalados, o andamento de todos os projetos tidos como prioritários e estruturantes das pastas específicas. O objetivo é fazer com que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) seja executada de forma assertiva e que os projetos relevantes sejam executados com maestria, sem atrasos ou abandonos.

“Essa capacitação foi inicial. Posteriormente, acontecerá um treinamento efetivo. Hoje, ocorreu uma apresentação inicial do que é o monitoramento estratégico e o primeiro contato com o software Target: como acessar, como entrar, como abrir guias, como consultar, como inserir informações, entre outros. Depois, ofertaremos um treinamento com a empresa responsável pelo sistema que, aí sim, a gente vai aprender cada detalhe do próprio sistema”, pontuou a assessora jurídica da Casa Civil, Caruline Emanuelle Vaz Resplandes, que atualmente está à frente da assessoria de governança e gestão estratégica.

A segunda reunião está marcada para a próxima do segunda-feira, 26 de junho, e contará com a presença de representantes das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); de Planejamento e Orçamento (Seplan); da Fazenda (Sefaz); e da Agência Tocantinense de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto).

F1 – Encontro ocorreu na sala de reuniões da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e contou com membros do grupo técnico de governança em monitoramento estratégico e representantes de cinco secretarias (Crédito: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins);


F2 – “A governança, em um sentido amplo, nada mais é do que a gestão caminhar na direção dos anseios da população”, disse o presidente do Conselho de Governança (CGov) e secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes. (Crédito: Ezequias Araújo/Governo do Tocantins);

F3 – Assessora de governança e gestão estratégica da Casa Civil, Simone Brito, destaca a importância das pessoas designadas pelas pastas participarem dessas reuniões (Crédito: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins);

F4 – Assessora jurídica da Casa Civil, Caruline Emanuelle Vaz Resplandes, atualmente está à frente da assessoria de governança e gestão estratégica. (Crédito: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins)

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui