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O Boticário revela estratégias para conexão autêntica com as mulheres

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EspecialEntrevista O Boticário revela estratégias para conexão autêntica com as Mulheres em entrevista exclusiva ao Promoview, a diretora de Branding e Comunicação da marca compartilha insights e experiências voltadas ao público femininoKássia CalonassiKássia Calonassi

O Grupo Boticário tem sido uma referência em se conectar de forma autêntica e profunda com seu público, em especial, o público feminino. Tendo em vista o Mês da Mulher, a Diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, Marcela de Masi, compartilha, com exclusividade ao Promoview, algumas das iniciativas da marca voltadas a esse público.“Cada vez mais, o consumidor quer se sentir valorizado e está em busca de marcas que entregam experiências únicas, personalizadas e alinhadas com seus valores. Enxergamos o público feminino como parte essencial da jornada da marca. Por isso, elaboramos movimentos que são baseados nas necessidades e anseios das mulheres”, afirma a diretora de Branding e Comunicação.Essas estratégias refletem o compromisso do Boticário em enxergar as mulheres não apenas como consumidoras, mas como protagonistas. Ao liderar tendências, a marca reforça seu papel como uma voz influente no segmento da beleza.

Escuta ativa da comunidadeProdutos da linha cuide-se bem cereja livre do BoticárioUma das iniciativas do Boticário voltada às mulheres foi o lançamento da linha Cuide-se Bem Cereja Livre. Essa linha de cuidados íntimos foi uma resposta direta a uma demanda da comunidade da marca. Com um foco na liberdade, autocuidado e autoconhecimento, a estratégia de comunicação destacou a diversidade de vulvas em formas, cores e tamanhos, quebrando tabus e promovendo uma visão inclusiva e sem padrões inalcançáveis de beleza.Além disso, o Boticário investiu em parcerias com creators para criar conteúdos exclusivos no TikTok. A partir de uma busca ativa na plataforma, a equipe de marketing notou que o algoritmo não apresentava resultados de busca por termos como “vulva” ou “vagina”. Para contornar essa situação, resolveram substituir o termo por “cereja livre”.“Nós “hackeamos” o sistema do TikTok. Nosso squad desenvolveu conteúdos exclusivos e que fossem facilmente encontrados por qualquer mulher que quisesse saber mais sobre saúde e sexualidade da mulher, temas ainda considerados tabu na sociedade e são essenciais para nós, como marca”, conta Marcela de Masi.

Produtos Her Code O BoticárioAinda focado no público feminino, O Boticário desenvolveu o perfume Her Code. Com o fim de incentivar o público feminino a se libertar em busca do seu prazer, o produto traz a sensualidade feminina em ingredientes como frutas vermelhas, jasmim e sândalo. Para isso, foram quatro anos de pesquisa com as consumidoras brasileiras até o lançamento.A fragrância conta com uma tecnologia NFC (Near Field Communication), que leva os consumidores a uma experiência digital imersiva, abrindo as portas para o Hotel Her Code. Dessa forma, o espaço online apresenta conteúdo seguro sobre prazer feminino para estimular a consumidora a descobrir novas possibilidades.Pluralidade e representatividadeO Boticário também tem se destacado em dar visibilidade às mulheres maduras, muitas vezes “deixadas de lado” pelas marcas. Uma das iniciativas voltadas a esse público, por exemplo, foi a campanha digital que transformou dez mulheres acima dos 40 anos em influenciadoras.

“Como marca, entendemos que é nosso papel no segmento da beleza, em que falamos prioritariamente com o público feminino, reforçar essa identificação não apenas para os colaboradores e equipes, mas também para o público final. A representatividade é fundamental”, reforça a diretora de Branding e Comunicação do Boticário.Além disso, em 2022, a marca capacitou mais de 5 mil mulheres 45+ em empreendedorismo, em parceria com a Maturi. A capacitação foi desenhada para ser o primeiro passo para que essas mulheres ocupem novos espaços no mercado de trabalho. Dessa forma, elas reforçam o seu protagonismo, a sua autonomia e conquistem a independência financeira.Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo BoticárioMarcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo BoticárioDe acordo com estudo da Kantar (2023) sobre a relação entre marcas e mulheres, cerca de 62% das respondentes gostariam de se ver representadas em situações reais do dia a dia.“No Boticário, temos mulheres em posições estratégicas da liderança que contribuem no impulsionamento das temáticas femininas. Sabemos que as questões que permeiam este universo são diversas e isso nos ajuda a retratar a individualidade de cada uma delas por meio de campanhas, produtos, ativações e outras iniciativas”, complementa

Patrocínios relevantes

Onze mulheres usando roupas verdes em um ensaio do Boticário

No ano passado, a marca anunciou o patrocínio inédito ao time feminino da LOUD de Valorant. Juntos, Boticário e LOUD reforçam o compromisso de promover um cenário cada vez mais democrático no mundo dos games.

“No universo gamer, o assédio e a dificuldade de acesso aos campeonatos femininos são algumas das barreiras enfrentadas pelas mulheres. Por isso, criamos iniciativas planejadas com o foco de abrir caminhos para que mais mulheres ocupem espaço nesse universo”, diz Marcela de Masi.

Com o mesmo fim, a marca lançou o campeonato “Taça das Implacáveis”, um canal exclusivo no Discord com o propósito de conectar mulheres para trocar experiências e conversas.

Live marketing

O Grupo Boticário aposta em ativações, eventos e ações presenciais de forma constante. Essas ações impactam o público em momentos em que não estão esperando uma ação publicitária, o que torna a conexão mais natural. Reveja algumas das ativações da marca:

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